Pular para o conteúdo
Decidi documentar as mudanças que estou fazendo no meu site. A ideia é simplificá-lo ao máximo, não quero depender de recursos complexos e sem sentido.Tenho percebido como o desenvolvimento web se tornou complexo.Parece que vamos acumulando tantas coisas que, no final, perdemos o prazer de ter um site para chamar de seu.Por isso, esse site muda tanto, é um laboratório ao ar livre. Experimento as minhas ideias e deixo elas fluírem.

Introdução

Sempre quando crio um site, uma das primeiras coisas é configurar o Google Analytics. Seja por um plugin no WordPress, ou pelo código diretamente no HTML.Depois de um dia, o Google Analytics começa a medir os dados e apresentar alguns resultados como:
  • Quantidade de visualizações;
  • Quantidade de cliques;
  • Páginas mais visitadas;
  • Palavras-chave.
Seria lindo se o Analytics tivesse essa visão mais minimalista de resultados, infelizmente em sua configuração padrão não é.Confesso, fico muito perdido em vários widgets, gráficos e dados. Desde então, comecei a procurar algumas alternativas para substituí-lo.A minha sensação usando o Google Analytics era: usar um canhão para matar um formiga.

Quais métricas realmente preciso?

O meu site é pessoal e futuramente será um portfólio. Não preciso de muitas somente de:
  • Total de visitas;
  • Páginas mais acessadas.
Decidido retirar o GA do meu site, comecei a pesquisar algumas alternativas.Inicialmente testei as seguintes ferramentas:

Matomo

Apesar de ser uma excelente solução, não funcionou para meu objetivo. Achei extremamente confuso em questões de configuração.A interface também não é lá grandes coisas, precisa melhorar a experiência do usuário.

Plausible

É uma alternativa quase perfeita para mim, mas esbarrei em um detalhe. A ferramenta é paga em dólar e por agora não tenho como assinar.Os relatórios dele são enxutos e intuitivos, a interface colabora muito também.

Tinylytics

Essa foi a opção que escolhi por ora, enxuto, simples e objetivo. Me conquistou por dois aspectos: configuração e praticidade.Sua configuração é ridiculamente simples, basta inserir o script no rodapé, e pronto!Tem opções interessantes, como:
  • Kudos: ainda não explorei;
  • Webring: coloca seu site em um webring;
  • e etc.
Sério, não gastei nem 5 minutos configurando para o que preciso. Além de receber os resultados do site por e-mail, configurei um painel público com o resultado dos últimos 30 dias.Por enquanto é isso, estou feliz e sem aqueles dashboards com muita informação que me deixavam extremamente perdido e confuso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.