Pular para o conteúdo

21 qualidades de um bom QA

Post traduzido e adaptado por Bruno Pulis e escrito originalmente por Try QA.

Atualmente, toda organização está usando tecnologia. De grandes mídias a gigantes têxteis, fundos mútuos a startups, cada uma tem seus requisitos exclusivos de software e automação. Embora o desenvolvimento e a implementação do software sejam vitais para essas organizações, há uma necessidade crescente de bons testadores de software que adoram testar.

Uma pergunta comum é: “Como se tornar um testador de software? Antes de entrar nos detalhes técnicos dos testes de software , é importante garantir que você tenha as características necessárias para um testador.

Os testadores de software são a espinha dorsal de todas as organizações, porque eles são os responsáveis por garantir a qualidade do projeto ou produto. Mas como você identifica o o melhor dos melhores entre os testadores? Aqui estão 21 qualidades e características que são geralmente vistas em grandes testadores:

Tenha uma mente criativa

Esse é um dos traços mais indispensáveis de um ótimo testador de software. Os profissionais de teste precisam pensar muito além do que é esperado do software e dos usuários. Eles devem ser capazes de pensar como os usuários podem fazer coisas que certamente não estão explicitadas nos requisitos de software ou como podem abusar do software.

Seja analítico

Essas habilidades são essenciais para a análise de requisitos e para a compreensão do feedback do cliente ao definir a estratégia de teste. As habilidades analíticas também são imprescindíveis para obter informações, a fim de criar soluções de teste inteligentes. Os testadores precisam compreender os dados coletados nos testes e analisá-los quanto ao comportamento específico do produto ou aplicativo.

Mantenha sua curiosidade

A característica é indispensável quando se trata de considerar as consequências. Os testadores curiosos costumam pensar imediatamente , para que possam determinar problemas em áreas onde ninguém mais pode pensar em procurar.

Saiba ouvir

Uma ótima qualidade dos testadores ouvir os outros. Eles devem saber que sempre há espaço para melhorias. Eles também devem prestar atenção se alguém estiver dando alguma idéia ou implicação, pois isso certamente os ajudará a melhorar a qualidade do programa de software em teste. Você pode descobrir alguns cenários que outras pessoas podem perder se não estiverem prestando atenção.

Seja proativo

A responsabilidade de um ótimo testador não é apenas validar softwares contra os requisitos estabelecidos. Ótimos testadores são apaixonados pelo seu trabalho e fornecem sugestões para melhorar o produto. Às vezes, os testadores apaixonados se tornam gerente de produto ou PO’s.

Aprenda rápido

Ótimos testadores devem estar bem familiarizados com a tecnologia. Eles sempre devem estar abertos para aprender novas ferramentas de automação, acompanhar as últimas tecnologias, usar as mais recentes técnicas durante os testes, aprender com suas experiências e aprender a ter novas ideias.

Tenha conhecimento do domínio

Para executar uma sessão de teste bem-sucedida e projetar testes eficazes, bons testadores devem ter um bom conhecimento do domínio da aplicação. Eles devem ter uma visão profunda de como os usuários finais explorarão o programa. Eles também devem gastar tempo para entender a terminologia de seu domínio específico e ajudar a conceber cenários estratégicos de casos de negócios.

Soluções orientadas a necessidade do cliente

Os grandes testadores devem sempre tentar fazer seus clientes felizes. Eles devem entender que os clientes não possuem as mesmas habilidades técnicas que os testadores. Os clientes podem não ter experiência no domínio ou na tecnologia e podem não ter todos os cenários e casos de uso que possam surgir. Eles devem fazer o melhor uso possível de suas habilidades de teste, tendo em mente a mentalidade de seus clientes enquanto entregam o produto que eles realmente exigem.

Automação de teste e conhecimento técnico

Eles devem ter um conhecimento técnico sólido para determinar quais testes devem ser automatizados em qual camada, executar testes constantemente, utilizar a disponibilidade de várias ferramentas de teste, fornecer métricas válidas para a organização e escolher as melhores e mais apropriadas. conjunto de ferramentas para ajudar no esforço de teste.

Organização e priorização

Um grande testador deve ter a capacidade de identificar e organizar primeiro os testes essenciais e, posteriormente, priorizar a execução com base na relevância do teste. Além disso, ao avaliar os esforços de teste, bons testadores devem considerar o histórico de defeitos.

Boa comunicação

Devemos ter a capacidade de se comunicar com pessoas não técnicas e técnicas. Eles também devem possuir a capacidade de se comunicar efetivamente de forma escrita ou oral e transmitir os detalhes de um problema à equipe de desenvolvimento. Um bom documento passo a passo para reproduzir o defeito ajuda os desenvolvedores a concentrarem seus esforços na correção do problema, e não na comunicação.

Capacidade de relatar problemas

Ninguém estará interessado em saber o número de casos de teste executados pelos testadores de software. É por isso que um bom testador deve ser bom em relatar seu status atual no final do dia. Eles devem fornecer relatórios de erros detalhados e eficazes e também anexar capturas de tela, se possível, juntamente com o relatório.

Atento aos detalhes

Os grandes testadores estão atentos aos detalhes. Essa qualidade é útil ao validar lógica de negócios complexa e garantir que todos os cenários sejam cobertos. Também ajuda a evitar multas ou custos mais altos de correção de defeitos encontrados no final do ciclo ou após o lançamento da produção.

Orientados ao negócio

Um ótimo testador de software deve ser capaz de entender o software do ponto de vista comercial, apreciar os requisitos dos clientes, ter a capacidade de entender as pessoas do ponto de vista não técnico. Ele também deve ser capaz de entender como os problemas de negócios podem ser convertidos em soluções técnicas.

Capacidade intelectual

Devem ser inteligentes o suficiente para usar sua capacidade lógica, a fim de operar em um ambiente de teste de alto nível. Eles devem ter a capacidade de solucionar problemas da origem de um problema e resolvê-lo da melhor maneira possível.

Bom observador

Manter o controle dos itens secundários e dos principais projetos discutidos é extremamente importante para um grande testador. Em um ambiente dinâmico como uma startup, as coisas mudam rapidamente. É importante poder acessar o impacto da mudança e ficar por dentro das mudanças. Além disso, acompanhar o andamento do teste e fazer as alterações necessárias, se necessário, também é muito crucial.

Boa gestão de tempo

A maioria das equipes fica restrita pela quantidade de tempo disponível para desenvolvimento e teste. Os testadores precisam entender sua prioridade e gerenciar bem seu tempo. Eles precisam saber o que deve ser testado e o que deve receber menos prioridade.

Quais tarefas devem ser executadas primeiro e quais podem ser realizadas no final, o que deve ser automatizado e o que deve ser testado manualmente.

Quão importante é a documentação comparada com a execução real do caso de teste, no tempo determinado? Eles devem ser capazes de responder a essas e outras perguntas e ajudar seus gerentes a tomar a decisão certa.

Seja perseverante

Grandes testadores nunca desistem. Eles são pacientes o suficiente para encontrar o maior número possível de bugs. Eles exploram o software, constantemente tentam fazer novas melhorias e aceitam todos os desafios e complexidades dos testes de maneira positiva e paciente.

Identificar e gerenciar riscos

Eles devem ser capazes de entender o processo adequado de gerenciamento de riscos – identificação de riscos, análise de riscos e redução de riscos. O teste de software deve ser baseado na incorporação de processos de teste orientados a riscos.

Orientados à qualidade

Ótimos profissionais de software não comprometem a qualidade em nenhum estágio de teste. Os resultados orientados à qualidade sempre levam a defeitos no software livre e garantem uma qualidade de primeira.

Trabalho em equipe

Os testadores de software devem ser capazes de trabalhar bem dentro e fora da equipe. A troca de ideias, conhecimentos, experiências e pensamentos pode aumentar a qualidade e a eficiência da solução, para que os grandes testadores sempre estejam ansiosos para coordenar bem com os membros de sua equipe e outras equipes.

Conclusão

Tais características auxiliam o desenvolvimento profissional do analista de qualidade de software. Desta forma, contribuem também para a evolução do produto e do time em âmbito geral.

Identificou alguma característica citada aqui? Faltou alguma que na sua opinião é importante, me diga nos comentários

Gostou do post?

Eu me esforcei muito para manter este site e gosto muito de interagir com meus leitores.

Meu combustível preferido é o café, então se você gostou deste post, ou achou-o útil, considere me apoiar. ❤️

Você pode me apoiar pelo ou .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.