Pular para o conteúdo

5 livros de acessibilidade digital

Recentemente a acessibilidade digital ganhou os holofotes devido a pandemia. Entretanto, ainda é um assunto muito imaturo para profissionais do meio digital.

Boa parcela deles necessitam de treinamentos e materiais de consulta.

Dessa forma, nada melhor do que recorrer a bons livros não é mesmo?

Pensando nisso, separei os 5 melhores livros de acessibilidade digital. Assim, você pode se aprofundar e destacar em uma área que cada vez mais cresce.

Existem vários livros sobre o tema, porém, escolhi somente 5 para indicar.

Você pode conferir uma lista completa na categoria de livros no Awesome A11y.

Vamos as indicações!

Garoto comemorando na arquibancada de um time de futebol. Ele está vestido com uma blusa azul e boné. Gesticula com as mãos vibrando e dizendo "Sim, vamos lá"

Acessibilidade na web

Autor: Reinaldo Ferraz

A leitura é bem tranquila e prazerosa, Reinaldo consegue unir a teoria e prática.

Escrevi uma resenha sobre o livro onde conto todos os aspectos e minhas impressões.

Além disso, a obra traz diversas barreiras de acessos e as principais soluções para corrigí-las.


GAIA: Um Guia de Recomendações Sobre Design Digital Inclusivo para Pessoas com Autismo

Autor: Talita Pagani

GAIA é um guia de recomendações sobre design digital inclusivo para pessoas com autismo traz, ele contém diretrizes sobre como desenvolver websites e aplicativos mais acessíveis a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

A obra busca equalizar aspectos psicopedagógicos sobre o autismo, mais conhecidos por profissionais de educação e saúde, com requisitos tecnológicos para desenvolver soluções acessíveis, domínio dos profissionais de tecnologia.


Inclusive Design Patterns

Autor: Heydon Pickering

Podemos não perceber, mas, construímos sites inacessíveis o tempo todo. Porém, não é por falta de cuidado ou talento – é uma questão de fazer as coisas da maneira errada.

O livro explora como podemos criar interfaces acessíveis sem esforço extra – e quais padrões de design de front-end podemos usar para criar experiências inclusivas.


Agile Accessibility Handbook

Autor: Dylan Barrel

A proposta desse livro é como um guia de consulta rápida para: orientar, estimular e aconselhar profissionais que querem implementar acessibilidade dentro das organizações.

Barrel, traz uma abordagem clara e objetiva para alcançar esse pontos. Não encontrei dificuldade quanto a leitura.

Outro ponto importante é a junção de agilidade com a acessibilidade, no curso da leitura podemos identificar que são temas extremamente compatíveis e possíveis de viverem em harmonia.

O e-book é disponibilizado gratuitamente pela Deque System.


Accessibility for Everyone

Autor: Laura Kalbag

Você torna a web mais inclusiva para todos, em qualquer lugar, quando projeta tendo em mente a acessibilidade. Deixe Laura Kalbag guiá-lo através do panorama da acessibilidade: entenda os desafios da deficiência e deficiência; obter um controle sobre leis e diretrizes importantes; e aprender como planejar, avaliar e testar design acessível.

Aproveite as ferramentas e técnicas, como redação clara, IA bem estruturada, HTML significativo e design inteligente, para criar um conjunto sólido de melhores práticas. Quer você seja novo no campo ou um profissional experiente, certifique-se de seguir o caminho do design com acessibilidade.

Conclusão

Acredito que, esses livros irão te ajudar bastante no crescimento profissional de acessibilidade. Vale lembra que, acessibilidade é uma disciplina viva e evolui constantemente.

O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento
Stephen Hawking

Gostou do post?

Eu me esforcei muito para manter este site e gosto muito de interagir com meus leitores.

Meu combustível preferido é o café, então se você gostou deste post, ou achou-o útil, eu apreciaria mais combustível para me manter ativo. ❤️

Me apoie no Ko-fi
  • Olá Bruno, adorei o artigo. Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de abordar o tema Acessibilidade na Internet para o meu TCC. Qual livro você me indicaria para usar como base?

    • Olá Cintia, tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu comentário, fiquei muito feliz que o artigo lhe foi útil.
      Acredito que o livro do Reinaldo é o mais recomendável, pois, ele irá tratar de alguns assuntos basilares sobre Acessibilidade na Internet.

      Outro ponto importante, Reinaldo consegue sintetizar bem a evolução da acessibilidade na internet.
      Se caso precisar de alguma ajuda pode contar comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.