Você está navegando num famoso e-commerce e descobre que ele possui algumas inconsistências de acessibilidade. Como informar para a empresas sobre os problemas que voce encontrou?

Neste artigo, irei dar algumas dicas de como fazer isso de forma simples e profissional.


Introdução

Informar as barreiras de acessibilidade é crucial para criarmos um ambiente digital inclusivo. Poderia me estender nesse tópico por muito tempo, mas deixo três motivos principais:

  • beneficiaria você que encontrou as barreiras;
  • a organização não ficaria esperando uma multa ou punição legal;
  • beneficia também os usuários do site.

A maioria das empresas possuem muitas prioridades para alterações e melhorias. E geralmente a acessibilidade é deixada de lado em sua grande maioria, porém, quanto mais falar e ouvir sobre o tema, maior a probabilidade de se tornar uma prioridade mais alta.

O feedback positivo é útil, bem como o feedback crítico.

Infelizmente a grande maioria dos donos de sites desconhecem da importância de tornar seu site acessível. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, devemos contemplar a acessibilidade:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

artigo 63

A maioria das barreiras à acessibilidade são causadas por um mau design e desenvolvimento. Escrevi o artigo Repensando sobre o HTML, que diz exatamente sobre isso.

Pensando na melhor abordagem

Devemos tomar cuidado na forma de escrever um e-mail ou outro meio de comunicação para as empresas, a forma como você reporta os problema irá influenciar como as pessoas reagem e respondem.

Tenha em mente que podem existir diferentes razões pelas quais os sites não estão acessíveis. Algumas organizações não sabem sobre acessibilidade e não sabem como tornar seus sites acessíveis. Alguns estão apenas aprendendo sobre acessibilidade e tentando tornar seu site acessível, embora ainda não o estejam fazendo o suficiente.

A melhor estratégia e quando você entra em contato com uma organização. Você pode ajustar sua abordagem com base na resposta deles e no que aprender sobre a posição da organização em acessibilidade. A resposta deles pode ajudá-lo a escolher ações de acompanhamento que provavelmente serão mais eficazes.

Peça ajuda

Considere pedir ajuda para entender o problema e comunicá-lo. Alguém pode ajudá-lo a entender o site ou as tecnologias de assistivas. Alguém pode ajudá-lo a se comunicar com os proprietários do site. Por exemplo, um advogado.

Incentivar sites acessíveis

Reconheça e incentive as organizações que tornam seus sites acessíveis. O feedback positivo pode motivar indivíduos e organizações.

Pode incentivar outras organizações a investir em acessibilidade na web.

Forma de contato

Por padrão todos os sites deveriam ter uma página chamada Declaracão de Acessibilidade, que informa aos usuários o nível de conformidade que o site cobre e quais são os problemas que eles estão resolvendo.

Caso não existe essa página, tente através dos formulários de contato ou algum outro canal oficial de comunicação.

Descrevendo o problema

Como um bom analista de qualidade, tenha em mente descrever o problema na melhor forma possível, para isso deixo algumas dicas:

  • a página que foi encontrado o problema;
  • qual é o problema;
  • qual computador e software utilizou;
  • uma captura de tela da página.

Onde está o problema

Forneca de modo claro a URL onde o problema ocorre. Inclua a URL, por exemplo:

Qual é o problema

Forneça detalhes sobre o que você estava tentando fazer e por que era difícil ou impossível fazê-lo.

Exemplos de descrições de problemas

  • navegação no teclado – não consigo acessar a página inicial das páginas para pagar minha conta. Não consigo usar o mouse, então uso o Tab para acessar os links, mas não consigo acessar o link Pagar suas contas.
  • texto pequeno – não consigo ler os horários dos ônibus porque o texto é muito pequeno. Defino o tamanho do texto como Maior no meu navegador, mas o texto não ficou maior.
  • texto alternativo – estou usando um leitor de tela para ouvir seu site. Os leitores de tela não conseguem ler imagens; eles lêem o texto alternativo do código. As imagens desta página estão com texto alternativo ausente. Por exemplo, ouço “240.gif”, que meu amigo me diz que é uma imagem para descontos especiais.

Qual computador e software estava utilizando

Forneça detalhes sobre o seu computador e software. É muito importante colocar as versoes do sistema operacional, navegador e tecnologia assistiva se caso estiver utilizando.

Incluir:

  • o sistema operacional que você está usando e a versão (por exemplo, Windows 10, macOS 10.13 ou Linux Ubuntu 17.10);
  • o software do navegador usado para exibir a Web e a versão (por exemplo, Edge, Internet Explorer (IE) 11, Firefox 60, Chrome 62.0, Opera 45, Safari 10.1.2 etc.)

Inclua também as seguintes informações, se estiverem relacionadas ao problema que você está tendo:

  • quaisquer configurações que você personalizou (por exemplo, defino o Tamanho da fonte como Maior no meu navegador)
  • qualquer tecnologia de assistência que você usa (por exemplo, leitor de tela, software de ampliação de tela, software de reconhecimento de voz para entrada)
Exemplos de descrições detalhadas de computador e software:
  • Eu uso o Windows 10 com o Internet Explorer 11 e o software de reconhecimento de voz Tazti;
  • Eu uso o leitor de tela NVDA versão 2017.2 com o Windows 10 Home edition e o navegador Firefox versão 60.

Mesmo se você não souber todos os detalhes, inclua o que sabe.

Exemplos de descrições simples:
  • Uso um Mac com o navegador Safari e defino o Universal Access para nunca usar fontes menores que 14;
  • Eu uso o Windows com Edge. Alterei as cores do Windows para fornecer texto amarelo em fundo preto, pois é mais fácil de ler;
  • Uso o navegador Opera no Windows e pressiono as teclas para navegar nos sites. (Não consigo usar o mouse.);

Nota: Não revele informações pessoais, como senhas, por e-mail ou de outra forma. Não forneça nenhuma informação que você não esteja confortável em divulgar.

Incluir fontes para obter mais informações

Ajude a organização entender as barreiras de acessibilidade. Considere incluir links exemplificando:

Solicite uma resposta

Peça à organização para responder a você. Se você estiver confortável em fornecer seu número de telefone, inclua seu número, caso desejem discutir o problema.

Acompanhamento conforme necessário

As organizações responsáveis acompanharão você. No entanto, às vezes você pode precisar acompanhá-los.

Esteja disponível para acompanhamento

Os desenvolvedores do site podem precisar de mais informações suas para ajudá-los a diagnosticar e corrigir o problema.

Mantenha registros para acompanhamento posterior

Você pode precisar de registros se, posteriormente, decidir executar outras ações. Em particular:

  • Mantenha cópias do site quando você encontrar o problema. Por exemplo, faça capturas de tela, salve as páginas no disco rígido ou imprima as páginas. Se o site mudar, faça novas cópias.
  • Mantenha cópias impressas ou eletrônicas de toda a correspondência, incluindo e-mail, correio e formulários on-line.
  • Mantenha registros de todas as chamadas telefônicas. Inclua as datas, os nomes de quem você falou e notas sobre o que foi dito.

Obtendo uma resposta

Você pode obter uma resposta rápida ou pode demorar mais para ouvir de volta. Depende da cultura, políticas e sistemas internos da organização.

Você pode receber uma resposta automática de que a organização recebeu seus comentários. A organização deve acompanhar mais tarde com uma resposta direta ao seu problema.

Às vezes, a organização não possui experiência em acessibilidade. Eles podem não entender seus comentários. Eles podem assumir que o problema está no seu navegador ou na tecnologia assistiva.

A organização pode corrigir o problema e não notificá-lo.

Se você não receber respostas satisfatórias dentro de um prazo razoável, considere tomar outras medidas, descritas abaixo.

Ações adicionais a considerar

Se você acha que a organização não está resolvendo adequadamente o problema de acessibilidade, considere tomar outras medidas. Por exemplo:

  • Entre em contato com advogados para ver se eles se envolverão;
  • Entre em contato com a gerência sênior da organização, como o CEO, o diretor administrativo ou o diretor comercial;
  • Use recursos da comunidade on-line, como blogs ou redes sociais, para contar aos outros sobre o site inacessível. Compartilhe o que a organização fez em resposta ao seu contato;
  • Entre em contato com a imprensa ou escreva uma “carta ao editor”;
  • Iniciando uma petição (talvez online);
  • Se for um site do governo, entre em contato com o governo local;
  • Apresentar uma queixa formal com no Ministério Público;
  • Entre em contato com o departamento governamental responsável pelos direitos da pessoa com deficiência, pelos idosos ou pelos direitos humanos;
  • Considere uma ação legal. Por exemplo, com base nos requisitos de acessibilidade da Web em regulamentos antidiscriminação em seu país.

E-mail de exemplo

Criei um PDF com um exemplo de comunicação para as empresas. Ele é bem simples, mas pode te nortear como descrever os problemas e informar eles de forma profissional e cordial.

Conclusão

Adotando esses passos podemos ter um feedback bastante positivo das organizações, fique a vontade de adaptar para o seu contexto. Esse artigo é somente um norte em como fazer o contato com as organizações.

Espero que te ajude!

Abraços,
Pulis.

Referências

Convention on the rights of persons with disabilities. United Nations, 2020. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities.html Acesso em: 18 de maio de 2020;

Contacting Organizations about Inaccessible Websites. W3C WAI, 2020.
Disponível em: https://www.w3.org/WAI/teach-advocate/contact-inaccessible-websites. Acesso em: 18 de maio de 2020.

Better Web Browsing: Tips for Customizing Your Computer. Web Accessibility Initiative, 2020.
Disponível em: https://www.w3.org/WAI/users/browsing.php. Acesso em: 18 de maio de 2020.

Lei Brasileira de Inclusão. Planalto Federal, 2020.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 18 de maio de 2020.