Web Accessibility Initiative: o que ela é

This entry is part 1 of 1 in the series Fundamentos
  • Web Accessibility Initiative: o que ela é

Introdução

Desde sua concepção a web foi fundamentada em um princípio basilar a universalidade. Tim Berns-Lee, criador da World Wide Web e da W3C, disse uma frase célebre:

O poder da Web está em sua universalidade. O acesso de todos, independentemente da deficiência, é um aspecto essencial

Tim Berns-Lee, citado em 1989

A web era uma criança na década de 90, dava seus primeiros passos. O primeiro site foi publicado em 6 de agosto de 1991, era uma página explicando sobre o funcionamento da World Wide Web.

É interessante notar que, desde sua concepção a web tinha intrinsicamente a acessibilidade. Atrevo a dizer que a acessibilidade é um dos princípios basilares para a web que conhecemos atualmente.

Onde tudo começou

Em 1994, Tim e outras instituições fundaram a W3C, a visão deles era padronizar os protocolos e tecnologias usadas para construir a web de forma que o conteúdo estivesse disponível para a maior população possível do mundo.

Reforçando a ideia conceitual de acessibilidade, criou-se a Web Accessibility Initiative ou (WAI), uma iniciativa que visa discutir e criar padrões, através do trabalho em conjunto de diversos setores como: indústria, organização de pessoas com deficiência, governos e organizações que promovem pesquisas de acessibilidade.

O WAI é responsável pelas recomendações de acessibilidade (WCAG) e a especificação dos atributos ARIA através da WAI-ARIA.

Além disso, esses parceiros desenvolvem as seguintes atividades:

  • garantem que os padrões W3C suportem acessibilidade;
  • desenvolvem diretrizes de acessibilidade para conteúdo e apps, navegadores e ferramentas de autoria;
  • desenvolver recursos para melhorar os processos e ferramentas de avaliação de acessibilidade na web apoiando a educação e divulgação em acessibilidade na web;
  • coordenação com pesquisa e desenvolvimento que possam impactar a acessibilidade futura da web promovendo a adoção internacional harmonizada de padrões de acessibilidade na web.

Bônus

Além da WCAG e WAI-ARIA, a iniciativa conta com outras frentes bem interessantes. Abaixo listo as outras frentes que envolvem acessibilidade.

Como se atualizar

Se você quiser sempre ficar por dentro das informações do WAI, existe uma página de Notícias, onde eles publicam as novidades da iniciativa.

Também, existe a possibilidade de assinar uma newsletter e receber as informações em primeira mão.

Créditos

Parte desse texto foi extraído do próprio site da WAI, tive o intuito de copiar na íntegra as informações para dar embasamento e contexto. Todos os créditos são referenciados as fontes originais.

Conclusão

Realizando a pesquisa para esse artigo, ficou nítido o esforço da W3C para disponibilizar o conteúdo web para a maior número de pessoas possíveis.

Desde 1991 a acessibilidade vem sendo pensada e implementada, um lado triste desse história é que em pleno 2021, pessoas e empresas ainda enxergam acessibilidade como um impecílio e muitas vezes uma “gargalo” no desenvolvimento.

Penso que, não existem desculpas pois toda a documentação é disponível de forma gratuita, talvez o que esteja faltando é o interesse em desenvolver as coisas da maneira correta.

Para isso acontecer, devemos baixar a guardar e compreender que ainda não sabemos tudo e precisamos de aprender cada dia mais sobre os padrões web.

Referências

Este artigo te ajudou?

Se te ajudei de alguma forma, considere apoiar meu trabalho. Qualquer valor é muito bem vindo e os apoios começam a partir de 1 real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.