Precisamos urgente de equilibrio

Dicas de como manter a sanidade mental e ter uma vida equilibrada com seu trabalho, lazer e o mais importante sua saúde.

Tempo de leitura: 2 minutos.

Esse artigo não será técnico, mas uma reflexão sobre um tema pouco tocado, mas que todos passam em suas carreiras na área de TI.

Essa semana foi iniciada uma conversa no Slack do Minas Dev sobre “quando estamos desmotivados e desanimados, o que fazemos?”.

Como profissionais, sabemos do preço que nos é exigido. Gastamos muitas horas aprendendo novas tecnologias, indo a eventos, ajudando a comunidade a crescer.

Mas, como lidar com o preço profissional que nos é exigido quando tudo está em desordem?


No meu ponto de vista, pecamos quando achamos que somos multi-tarefas. Podemos fazer diversas coisas ao longo do dia, mas o corpo chega a seu limite pedindo um alento de equilíbrio. Interessante é que a Bíblia traz uma reflexão sobre o tema:

Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança e não tropeçará;quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo. Provérbios 3:21–24

Desequilíbrio

O desequilíbrio vem acompanhado de uma agonia e frustação pessoal/profissional, culminando em reações como: crise de ansiedade, depressão, desmotivação constante e cansaço. Esses fatores afetam nossa produtividade e nossa relação direta com nosso trabalho.

O Bernard De Luna escreveu um texto excelente sobre estresse e ansiedade.

Compreender que o desequilíbrio é algo externo afetando o seu “eu interno” é primordial para um tratamento adequado. Existem diversas formas de tratar esse desequilíbrio, pois varia entre cada indivíduo.

Nosso tempo é curto e devemos priorizar o que realmente importa, ou seja, dar atenção a coisas que realmente valem a pena.

A vida é recheada de momentos ímpares que devem ser experimentados fora da esfera profissional, mesmo que esses momentos sejam oferecidos por sua vida profissional.

Recentemente palestrei em Salvador, um compromisso profissional mas, porém, consegui usufruir dele na minha vida pessoal. A questão do tempo me recorda uma passagem:

Remindo o tempo, porque os dias são maus. Efésios 5:16

Minha agenda não é totalmente perfeita em relação a ele, mas tenho tentado ajustar meus compromissos e vida pessoal para ter equilíbrio e pode ter qualidade de vida.

Realizar atividades fora do círculo profissional seja algum passeio, fazer uma atividade física, usufruir de um hobby, praticar uma religião, talvez seja a saída para esse mundo caótico, recheado de informação e instantâneo.

Talvez o que esquecemos é que não somos instantâneos e nem máquinas. É preciso parar, respirar e, de fato, viver. E parafraseando o mestre

Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Mateus 10:28

lifestyle saude
Bruno Pulis

Bruno Pulis

Frontend Developer & Advocate Accessibility

Github Twitter Facebook

Comentários