Bruno Pulis
Bruno Pulis QA por profissão, apaixonado por web standards, evangelista de acessibilidade digital.

Review: Dicas de carreira para Devs

Uma review pessoal do e-book: Dicas de carreira para Devs

Semana passada, navegando pelo Twitter vi o anúncio do Elton Minetto sobre seu novo e-book Dicas de carreira para devs. Conhecendo a qualidade do seu trabalho, decidi fazer o download e escrever minhas impressões sobre a obra.

🔥 Você pode baixar o e-book gratuitamente através do Leanpub.

Alguns meses atrás, um post dele me ajudou a resolver um problema complexo. Precisava otimizar o tempo de execução de alguns testes do meu time.

Escrevi como resolvi esse problema, você pode conferir o artigo: Como consegui otimizar os testes do meu time.

Estrutura

O e-book é subdividido em 21 tópicos. Possui um total de 34 páginas, levei cerca de 15 minutos para finalizar a leitura.

A estrutura e lógica utilizada agrada à leitura e se a intenção foi ser uma leitura rápida que prende o leitor, Elton conseguiu com maestria esse feito.

Conteúdo

Possui uma linguagem de fácil acesso, sem exageros técnicos, utiliza algumas sacadas para fazer analogias que encaixam perfeitamente ao contexto apresentado.

Muito legal como ele relaciona as bandas com conceitos para a carreira de desenvolvedor. As analogias são fantásticas com o tema proposto.

Em diversos pontos, Elton salienta que o e-book eé uma coletânea de conselhos pessoais. Esses conselhos são práticos e simples, você pode colocar em prática agora mesmo.

Pontos de atenção

A obra como um todo é excelente, porém, gostei particularmente dos tópicos:

  • Carrreira não é emprego;
  • Programador Dave Grohl e não Axl Rose.

O tópico Carrreira não é emprego, me fez refletir bastante sobre como tenho pensando na minha carreira e causou impactos positivos e uma clareza que estava precisando. Já o tópico Programador Dave Grohl e não Axl Rose, traz uma tônica recorrente na comunidade, os programadores rockstars e aqueles de fato que contríbuem para o crescimento da mesma.

O autor também comenta como ele faz para aprender e fixar um novo conteúdo. Segundo Elton, a melhor forma para isso é compartilhar conhecimento, seja por texto, vídeo ou outras meios de comunicação a intenção é compartilhar.

Cita também sua estratégia de escrever posts para o blog que mantém desde 2014. Caso ele demore mais 30 minutos para aprender algo ou resolver um problema ele escreve um post de modo que consiga fixar os aprendizados e disponibilizar esse conhecimento para a comunidade, assim, pessoas com o mesmo problema rapidamente conseguiram resolver seus problemas.

Isso é interessante porque além de acompanharmos nossa evolução podemos contribuir com crescimento de outras pessoas.

Conclusão

Não vejo pontos negativos, o conteúdo é extremamente rico e fácil. A leitura é envolvente e o e-book são serve somente para desenvolvedores, analista de qualidade e outras áreas relacionadas a programação deveria lê-lo, se pudesse eu deixaria um conselho para você:

🔥 Está esperando para ler

Bom chegamos a essa review, me conte sua experiência com a leitura do e-book, o que você mais gostou?

comments powered by Disqus