Pular para o conteúdo

O método Bullet Journal

Se você está procurando uma maneira criativa e simples de organizar sua rotina, o método bullet journal é ideal para você!

Neste post vamos abordar uma resenha simples sobre o método para aqueles que desejam se organizar de forma prática.

Descubra como organizar sua vida com o método bullet journal, de uma forma divertida e criativa. Aprenda como criar, usar e aproveitar as vantagens desse método para se tornar mais produtivo!

O livro em 3 frases

  • Não se preocupe com a forma, mas sim com funcionalidade do seu Bullet Journal;
  • Limite seu poder decisão, senão será escravo da fadiga da decisão;
  • Tenha um registro de sua vida, ele pode salvar sua vida.

Impressões

Sua leitura é prazerosa, Carroll tem um cuidado ímpar de sintetizar o conteúdo e falar numa linguagem simples e de fácil compreensão. Dessa forma, o livro é acessível para um público bem extenso.

O livro é dividido basicamente em duas partes: teoria e prática. Os exemplos são didáticos, aconselho a não querer “colocar a mão na massa” assim que ler a parte prática. Termine a leitura para depois fazer seu Journal.

Um ponto de atenção importante, evite procurar sobre “Bullet Journal” no Youtube, você irá encontrar diversos vídeos, desde os minimalistas até os artísticos.

Seu Bullet Journal não precisa ser lindo, ele deve ser funcional e cumprir com o propósito.

Além disso, existe uma comunidade que pode ajudo, caso haja dúvidas.

Como eu descobri esse livro?

Eu já conhecia o livro e vi o episódio do Ryder com o Tiago Forte no Youtube. Achei fascinante como Carroll organiza suas notas e pensamentos através de um simples caderno e transporta as coisas mais importantes para o digital. Desde então estava namorando esse livro a distância.

Você pode conferir na íntegra o vídeo.

https://youtu.be/DZVaVav8lGo?si=l38hCxgGsr8lqISO

Em Novembro de 2022, viajei para São Paulo para a festa de final de ano da firma e me hospedei na casa da minha amiga Gabriela Eufrásia.

Vasculhando a estante de livros dela, me deparei com O Método Bullet Journal. Comecei a folhear ele, confesso que fiquei empolgando.

A Gabi vendo meu interesse, me presenteou com ele. 😍

Praticamente devorei o livro, ele foi o primeiro livro de 2023 que finalizei. Também, foi o primeiro livro com mais de 300 páginas que consegui ler.

Quem deve ler?

No meu ponto de vista, essa obra é indicada para todos que necessitam de colocar ordem no seu caos digital.

O livro me ajudou a ter clareza mental em diversas escuras pelo excesso de informação. Entretanto, sei que existe um caminho a ser percorrido para ser “craque” no Bullet Journal.

Outro ponto importante, o livro ajuda você recordar momentos que valem a pena e são esquecido devido a fluidez de nossa comunicação.

Com o Bullet Journal é possível registrar e recordar posteriormente de cada experiência vivida.

Além disso, ele é recheado de exercícios que podemos fazer para identificar o que realmente merece nossa atenção, confesso me assustei com a quantidade de itens que achava que precisavam da minha atenção.

Como o livro me mudou

Hoje percebo que precisava me desconectar estava com uso excessivo e estava me fazendo mal.

Necessitava de um limite, uma barreira, não de forma restritiva, mas consciente. O Bullet Journal te ajuda nesse sentido, ter a informação a um palmo de distância faz termos uma sensação de pertencimento e controle das nossas atividades.

Outro aspecto interessante, Carroll mistura diversas áreas do conhecimento e uma delas que me chamou atenção foi o princípio filosófico do estoicismo.

O Estoicismo é extremamente interessante e, acredito que, possa ser um grande aliado para pessoas que lutam com ansiedade e algum outro tipo de transtorno cognitivo.

Um certo trecho me marcou profundamente, ele conta sobre uma mãe que tinha um filho que teve um crise convulsiva muito forte. Ela ficou apavorada frente aquela situação, entretanto seu Bullet Journal continha todas as informações sobre:

  • quantidade de crises que ele teve;
  • quais remédios toma;
  • quem são os médicos.

Por causa de um uso consciente do Bullet Journal, essa mãe pode ajudar a salvar a vida de seu filho. Não foi atoa que usei a citação que ele pode salvar vidas. 😉

A minha forma de pensar e sistematizar meu método de produtividade pessoal vai mudar consideravelmente. Irei criar um Bullet Journal para ontem.

Minhas 3 melhores citações

Essa liberdade de escolha é uma faca de dois gumes. Cada decisão que você toma exige foco, e o foco é um investimento de tempo e energia. Ambos são recursos limitados – e, portanto, extremamente valioso.

Temos que reduzir o número de decisões que nos sobrecarregam para poder nos concentrar no que importa.

O caderno funciona como um templo mental onde somos livres para pensar, refletir, organizar e nos concentrar

Resumo e Notas

Bullet Journal um método para recordar de momentos significativos de sua vida. Chega de viver em uma cultura estressada que exige a cada dia que sejamos mais dinâmicos, conectados e virtuais.

O BuJo nos convida para retroceder, desacelerar e viver a vida em ritmo saudável e significativo. Revisitar os escritos é algo mágico, pois nos auxilia a exercitar nossas mentes e refletir o quanto a vida importa e ela é valiosa.

Se poderia resumir o BuJo em algumas palavras seria: um método atemporal para trazer um autoconhecimento.

  • Parte I — Preparação
  • Parte II — O sistema
  • Parte III — A prática
  • Parte IV — A arte
  • Parte V — Conclusão

☕️

Esse conteúdo foi útil? Gostaria de retribuir?

Doe pelo ou .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.