🔆 Conceito

O modelo de qualidade é a base de um sistema de avaliação da qualidade do produto. O modelo de qualidade determina quais características de qualidade serão levadas em consideração ao avaliar as propriedades de um produto de software.
Foi definido na ISO/IEC 25010 compreende as oito características de qualidade mostradas abaixo:
Adequação funcional
Representa o grau em que um produto ou sistema fornece funções que atendem às necessidades declaradas e implícitas quando usado sob condições especificadas.
- completude funcional;
- correção funcional;
- adequação funcional.
Eficiência de desempenho
Representa o desempenho em relação à quantidade de recursos usados nas condições estabelecidas. Possui as seguinte subcaracterísticas:
- Comportamento temporal;
- Utilização de recursos;
- Capacidade.
Compatibilidade
Representa a forma de como um produto, sistema ou componente pode trocar informações com outros produtos, sistemas ou componentes e/ou executar suas funções necessárias. Possui as seguinte sub características:
- Coexistência;
- Interoperabilidade.
Usabilidade
Representa como os usuários utilizam o produto para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação. Possui as seguinte subcaracterísticas:
- Reconhecimento de adequação;
- Aprendizagem;
- Operabilidade;
- Proteção contra erros do usuário;
- Estética da interface do usuário;
- Acessibilidade.
Confiabilidade
Representa como um produto ou componente executa funções especificadas sob condições especificadas por um período de tempo especificado. Possui as seguinte subcaracterísticas:
- Maturidade;
- Disponibilidade;
- Tolerância a falhas;
- Recuperabilidade.
Segurança

Representa como o sistema protege informações e dados para que pessoas ou outros produtos ou sistemas tenham o grau de acesso aos dados apropriado aos seus tipos e níveis de autorização. Possui as seguinte subcaracterísticas:
- Confidencialidade – grau em que um produto ou sistema garante que os dados sejam acessíveis apenas para aqueles autorizados a ter acesso.
- Integridade – grau em que um sistema, produto ou componente impede o acesso não autorizado ou modificação de programas de computador ou dados.
- Não-repúdio – grau em que ações ou eventos podem ser comprovados como tendo ocorrido de forma que os eventos ou ações não possam ser repudiados posteriormente.
- Responsabilidade – o grau em que as ações de uma entidade podem ser atribuídas exclusivamente à entidade.
- Autenticidade – grau em que a identidade de um sujeito ou recurso pode ser comprovada como reivindicada.
Capacidade de Manutenção
Representa o grau de eficácia e eficiência com que um produto ou sistema pode ser modificado para melhorá-lo. Possui as seguinte subcaracterísticas:
- Modularidade;
- Reutilização;
- Analisabilidade;
- Modificabilidade;
- Testabilidade.
Portabilidade
Representa a eficácia e eficiência com que um sistema, produto ou componente pode ser transferido de um hardware, software ou outro ambiente operacional ou de uso para outro. Possui as seguinte subcaracterísticas:
- Adaptabilidade;
- Instalabilidade;
- Capacidade de substituição.